terça-feira, 10 de abril de 2018

angústia da dúvida (ou o caso do boné)

até hoje não consigo saber o que é pior: ser roubado sem saber ou sentir-se roubado sem ter sido. o fato é que as duas coisas são muito ruins. tudo isso me vem em mente pela história que passo a contar.
aconteceu há bastante tempo, quando comecei a carreira na escola pública.
um aluno que sentava próximo à minha mesa tinha um boné que havia ganho da avó que recém falecera. era algo de valor inestimável pro guri. certa feita, ele chegou triste na aula, sem o boné. sem que eu perguntasse, ele comentou que havia perdido, mas não conseguia imaginar como. só lembrava de ter usado a última vez num jogo de futebol, onde era goleiro do time. conversei com ele pra acalmar, falando que esses coisas acontecem, que a avó estava no coração dele e isso ele jamais perderia. o guri abriu um sorriso, demonstrando que estava reconfortado. passaram-se algumas semanas e eu vi com os meus próprios olhos o filho de um vizinho usando o mesmo boné. não era um parecido, era o mesmo, com os mesmos fiapinhos de linha do bordado soltos. através de amigos, soube que o boné não foi encontrado pelo meu vizinho, que sabia da história toda, mas que havia sido tirado de dentro da bolsa do meu aluno. pensei em contar toda história, mas o garoto estava tão bem que julguei melhor não falar nada, pois também sabia da natureza violenta dos pais do meu vizinho e que isso poderia gerar um problema bem maior. até hoje sinto a angústia do guri que ficou sem a última lembrança física da avó.
isso tudo me pôs a pensar como seria se fosse o oposto: se ele realmente tivesse perdido o boné e o outro que encontrou não soubesse da história toda. imagino que provavelmente o meu aluno não teria sentido a mesma tristeza, da mesma forma que não teria palavra minha que o fizesse sentir melhor.
queria muito que os leitores me ajudassem a entender isso melhor. de repente, contando algo semelhante que possa ter vivido nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative